Sex, 28 de Agosto de 2015 15:52

Para crescer e ampliar negócios, Minasparts transfere quarta edição para 2018

Feira deve atrair 400 marcas expositoras e bater recorde de visitantes profissionais qualificados, hoje em torno de 15 mil


Pavilhão de exposições do Expominas, durante a terceira edição da Minasparts, na capital mineira: ampliando o espaço para triplicar número de expositores no evento. 

Evento consolidado em Belo Horizonte (MG), a Minasparts – Feira da Indústria de Autopeças e Reparação Automotiva – está de mudança. Em sua quarta edição, a feira bienal será realizada em 2018, alterando o calendário de anos ímpares dos três eventos anteriores. De acordo com Cassio Dresch, diretor comercial da Diretriz, empresa que promove o evento, o motivo é estratégico e visa distanciar a Minasparts de feiras relevantes do setor, além de ampliar o universo de expositores.

“Tal é a nossa certeza quanto ao resultado dessa mudança, que já contratamos os três pavilhões do Expominas, o que nos permitirá acomodar mais de 400 expositores, especializados em tecnologias de reparação e reposição automotiva”, afirma ele.

A certeza da mudança é embasada pela recente edição da Minasparts, ocorrida entre os dias 19 e 22 de agosto. Com um público qualificado de 15 mil visitantes, o evento reuniu cerca de 150 marcas expositoras do Brasil e do exterior em quatro dias de duração. Mas o setor merece mais.

Márcio Reis, gerente da Pafemar Ferramentas, uma das expositoras na feira, avalia que a empresa conseguiu cumprir o objetivo de estabelecer novas parcerias e trocar informações tecnológicas, porém lamenta as dificuldades enfrentadas pelo setor com o atual cenário econômico nacional.

“Nossa expectativa é que nas próximas edições o evento tenha ampla divulgação, não apenas na capital mineira mas em todo o estado de Minas Gerais. Dessa forma, proporcionaria maiores chances de recuperação do capital investido pelas empresas expositoras”.

“O momento foi belíssimo. Conhecemos muitos profissionais, estreitamos ainda mais nossas parcerias, negócios foram firmados e os clientes bem atendidos”, diz Dione Fornasier, gerente comercial da Emaster Elevadores, empresa com sede em Curitiba (PR).

“A feira (de negócios) é um espaço onde conseguimos mostrar nosso diferencial em tecnologia e qualidade. Cumprimos o nosso papel com excelência no evento”.

Feira técnica voltada a profissionais do setor, a Minasparts ganhou relevância desde sua primeira edição, em 2011, ao promover, em um mesmo espaço, o encontro de expositores e compradores potenciais voltados ao segmento de reparação e reposição automotiva.

“A feira se afina com o segmento porque consegue atrair profissionais de um mesmo setor interessados no fechamento de novos contratos e no intercâmbio tecnológico”, avalia Dresch.

“Claro que a Minasparts pode ser melhor. Há um investimento muito grande das empresas em vários aspectos, principalmente em estrutura de estande e o que se espera sempre é uma grande feira com grande movimentação”, diz Valter Oliveira, gerente da Auto Brasil Motorpeças.

Indagado sobre se sua empresa conseguiu fechar novos contratos e estabelecer parcerias durante o evento, ele sinaliza afirmativamente. “Sim, mas claro que poderia ser ainda melhor”.

O modelo da Minasparts é o mesmo da Autopar – evento de fornecedores da indústria automotiva, realizado no Paraná, que, no curto espaço de seis anos, tornou-se o segundo mais importante do país no setor.

O cenário industrial de Minas Gerais colabora com a feira. Terceiro maior parque fabril e segundo maior polo automotivo do país, o estado tornou-se, nas últimas décadas, centro industrial de autopeças e acessórios, atraindo empresas de ponta e fortalecendo o parque fabril mineiro. Minas tem acesso, ainda, a uma zona de consumo que corresponde a 78% do mercado nacional. Entre as montadoras instaladas no parque industrial do estado estão a italiana Fiat, responsável por sedimentar o setor de autopeças no estado e por constituir uma eficiente rede de lojas e distribuidoras.

A edição 2018 da Minasparts será realizada entre os dias 8 e 11 de agosto, no Expominas. Mais informações no site www.feiraminasparts.com.br.