Qui, 27 de Agosto de 2015 13:25

Feiarte homenageia Itália e ganha apoio da Câmara Ítalo-Brasileira em sua 38ª edição

Feira internacional de artesanato está programada para maio de 2016 no Expo Renault Barigui; evento deve atrair milhares de visitantes em dez dias de realização


Máscaras de Carnaval de Veneza que devem estar presentes na edição 2016 da Feiarte, em Curitiba, em homenagem à Itália: 30 milhões de descendentes no Brasil 

Programada para acontecer entre os dias 13 e 22 de maio de 2016, em Curitiba, a Feiarte – Feira Internacional de Artesanato – homenageará a Itália, em sua 38ª edição, contando com a parceria da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria (Italocam). A capital paranaense é conhecida por concentrar núcleos coloniais italianos na região, que ao longo de sua história deram origem a bairros tradicionais como Santa Felicidade, Água Verde, Pilarzinho e Umbará, entre outros.

Dados recentes da embaixada da Itália no Brasil revelam que existem hoje, no Brasil, cerca de 30 milhões brasileiros de origem italiana –15% da população. É a maior concentração de descendentes fora da Itália.

De acordo com Conceição Barindelli, presidente do Instituto Luigi Barindelli, e apoiadora da Feiarte, há uma tradição dos ítalo-brasileiros em preservar os costumes e os ofícios de seu país de origem. “O impacto da imigração italiana no Brasil acabou por fazer com que a população local absorvesse e preservasse essas práticas”, diz.

A Feiarte é uma das mais tradicionais feiras de artesanato do país, reunindo artesãos de vários estados brasileiros e também de outros países. No primeiro semestre de 2015, a feira homenageou o centenário da imigração japonesa no Brasil e os 120 anos do acordo diplomático Brasil-Japão. O evento será realizado no parque Expo Renault Barigui, pavilhão de exposições localizado em um parque da capital paranaense que recebe 120 mil pessoas nos fins de semana.

A Feira Internacional de Artesanato ganhou fama por levar ao público curitibano elementos como o exotismo das peças artesanais, a originalidade, a diversidade e o entretenimento artístico, uma das marcas da Feiarte em dez dias de realização. A feira é organizada pela Diretriz, empresa com 48 anos de existência e um currículo de mais de 6 mil eventos realizados. Mais informações no site www.artesanatodiretriz.com.br.