Qui, 18 de Junho de 2015 17:56

Com estande de 300 m² na Minasparts, Rede Âncora ultrapassa metas e espanta crise

Estratégia é investir em treinamento de vendedores, ampliar número de associados e oferecer novidades ao mercado


Equipe de lojistas que participou do primeiro seminário do ano da “Força Âncora”, em Fraiburgo, Santa Catarina: cronograma dinâmico e educativo para um público profissional de 3 mil pessoas.

Se a crise econômica no país existe, a Rede Âncora ainda não a conhece. Desde o ano passado, a associação de comerciantes de autopeças, fundada na capital paulista há 17 anos, vem investindo pesado em seminários e palestras voltados para o treinamento de vendedores da rede. Os resultados podem ser traduzidos em cifras. O faturamento nos 15 centros de distribuição da Rede, espalhados em 14 estados e no Distrito Federal, superou R$ 30 milhões por mês, enquanto nas 750 lojas de autopeças associadas ultrapassou R$ 100 milhões. E tende a ampliar.

“Os números são superiores aos do ano passado. Nós estamos crescendo organicamente, o que significa um crescimento interno. Estamos investindo em treinamento, em qualidade de atendimento ao cliente, em ações positivas nas lojas. A meta neste ano é realizarmos 15 seminários para 3 mil pessoas e ampliarmos nossa participação nas feiras de negócios”, diz Sandro Vivian, diretor de marketing da empresa.

Presença constante na Minasparts – Feira da Indústria de Autopeças e Reparação Automotiva – cuja terceira edição acontece em agosto, em Belo Horizonte, a Rede Âncora está patrocinando uma caravana de dez ônibus, vindos de vários pontos do estado, levando associados, profissionais e clientes das lojas para visitar o evento. “Nós queremos formadores de opinião, pessoas que convivem diariamente com nossas marcas, fortalecendo a presença da rede na Minasparts”.

Ao menos 12 palestras e oficinas estão programas durante a feira, em parceria com a Bosch, Nakata, Marelli, Sachs e TRW. A estratégia de marketing integral, de acordo com Vivian, é uma forma de ampliar também o número de associados da Rede Âncora.

LOJA-CONCEITO

Entre os objetivos da associação para os próximos dois anos estão a implantação de um programa de premiação aos vendedores e o desenvolvimento técnico de lojistas e distribuidores. Em 2017, a Rede pretende criar programas de incentivo ao aplicador (o mecânico) e, no ano seguinte, adotar projetos que contemplem o consumidor final.

Outra novidade da Rede está na loja-conceito, cujo projeto deve ser lançando na edição 2016 da Autopar – Feira de Fornecedores da Indústria Automotiva. De acordo com Vivian, a ideia é ofertar a empresários e profissionais liberais uma oportunidade de investir em uma loja de autopeças com padrão de franquia. “Quem quiser investir em uma loja e tornar-se nosso associado, mesmo que não entenda do negócio, receberá todo o apoio necessário. Desde a sistematização de informações, o controle de estoque, o layout do estabelecimento até a capacitação de vendedores. E tudo normatizado. Escrito no manual”, afirma.

Para atrair os interessados, a Rede Âncora está desenvolvendo junto a uma empresa alemã, um sistema de localização de autopeças e acessórios que pode revolucionar o mercado. “O catálogo será eletrônico e bastará ao cliente informar o modelo do carro, ano e o chassi para que o vendedor localize a peça solicitada imediatamente. É um grande passo para a modernização do comércio automotivo em todo o país”. Mas e quanto à crise? O diretor de marketing responde de uma maneira bem humorada: “Enquanto uns choram, outros vendem lenço”.

A Minasparts será realizada de 19 a 22 de agosto no Expominas, em Belo Horizonte. A expectativa dos organizadores é reunir mais de 150 marcas expositoras para um público qualificado de 15 mil visitantes nos quatro dias do evento. O evento é técnico e restrito a credenciados. Proibida a entrada de menores de 16 anos, mesmo acompanhados de seus responsáveis. Mais informações no site www.feiraminasparts.com.br.